Voleibol - Juvenis Masculinos Série Sul
1ª Concentração – 18 de Novembro de 2009 –
Pavilhão da Escola Secundária Madeira Torres – em Torres Vedras – com uma boa assistência, proporcionado um ambiente motivador para os alunos-atletas.
“CVEP inicia com sucesso a sua primeira participação no escalão de juvenis”
1º jogo: Escola Secundária Henriques Nogueira 0 – 2 CVEP
Parciais: 19 – 25 21 – 25
2º jogo: Escola Secundária Madeira Torres 0 – 2 CVEP
Parciais: 10 – 25 17 – 25
No outro jogo a ES Madeira Torres derrotou a ES Henriques Nogueira por 2 – 1.
Jogaram: Duarte Pinto 9º I nº. 6
Ruben Franco 9º H nº. 13
Francisco Santos (Capitão) 9º B nº. 2
Tiago Gomes 9º H nº. 5
Vasco Adriano 10º Tg1 nº. 15
João Santos 10º Tg1 nº. 7
Luís Agostinho 10º Tg1 nº. 3
Daniel Santos 9º F nº. 8
Tiago Antunes 10º LH nº. 10
Jorge Silva 9º F nº. 14
Paulo Machado 10º Tg1 nº. 9
A capitã da equipa feminina do escalão de iniciado, Natércia da Luz, do 9º G, acompanhou a equipa como elemento da arbitragem.
Treinadores: Professores António Timóteo e Filipe Henriques.
Com maiores facilidades do que as esperadas, o CVEP venceu os seus dois jogos da 1ª concentração do escalão de juvenis masculinos. O CVEP assume assim o 1º lugar na competição, que terá nesta 1ª fase 3 concentrações.
Entrando no jogo algo receosos, mas crentes nas suas capacidades, por ser o 1º jogo neste escalão e a 1ª vez que todos os jogadores do CVEP iriam jogar 6 para 6 (a equipa é composta por 6 alunos-atletas ainda iniciados), o CVEP deu de bandeja os 1º pontos e só com um desconto de tempo solicitado aos 8 – 3, permitiu à equipa acalmar e pôr em campo o seu voleibol, baseado num bom 1º toque, isto é, numa recepção que permitisse à distribuição colocar as bolas no ponto certo para que o ataque fosse concretizador.
Com uma distribuição objectiva, fruto de uma recepção de nível exibicional bom e um ataque que iam facturando pontos, foi possível recuperar no marcador. Quando o serviço começou a ser eficaz deu-se a ultrapassagem aos 19 pontos, fechando o CVEP o 1º set, com a colaboração de um bloco forte na rede e de muito empenho defensivo, que resultou em contra ataques eficazes. No 2º set, a equipa do CVEP nunca permitiu a perca de liderança no marcador, indo até aos 25 pontos, com um serviço e uma defesa muita eficazes, apesar de alguma tremedeira na recepção.
No 2º jogo, a equipa rectificou alguns aspectos, e logo aí a distribuição melhorou, com uma boa estratégia permitindo ver-se uma equipa a jogar um voleibol criativo e eficaz , tendo o 1º set sido o espelho da superioridade do CVEP.
No 2º set deste jogo o equilíbrio foi mais evidente, mas a partir dos 15 pontos o CVEP passou para a frente fruto de níveis de produção cada vez maiores, permitindo ao CVEP adiantar-se no marcador e somar mais um triunfo, fruto também, de muito empenho defensivo, espírito de luta e confiança no trabalho desenvolvido até agora.
O trabalho trás confiança e é este sentimento que os alunos do CVEP demonstram quando entram em campo, confiando nas suas capacidades e na estratégia táctica delineada, permitindo estes dois triunfos e trazendo confiança para o resto da competição.
Com a continuação do trabalho, com a assiduidade dos alunos, seu empenho e seriedade, é possível continuar a pensar que esta temporada pode ser uma muito boa temporada – o objectivo é passar à fase seguinte e dar mais experiência a estes alunos que na sua grande maioria ainda são iniciados.
A próxima concentração realizar-se-á dia 13 de Janeiro de 2010 na Escola Secundária Henriques Nogueira.
A concentração no Externato será realizada dia 10 de Fevereiro.
A Fase final será no mês de Março para apurar duas equipas para os nacionais do Desporto Escolar.