quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Clube de Voleibol do Externato de Penafirme




Voleibol - Juvenis Masculinos Série Sul

1ª Concentração – 18 de Novembro de 2009 –

Pavilhão da Escola Secundária Madeira Torres – em Torres Vedras – com uma boa assistência, proporcionado um ambiente motivador para os alunos-atletas.


“CVEP inicia com sucesso a sua primeira participação no escalão de juvenis”


1º jogo: Escola Secundária Henriques Nogueira 0 – 2 CVEP

Parciais: 19 – 25 21 – 25


2º jogo: Escola Secundária Madeira Torres 0 – 2 CVEP

Parciais: 10 – 25 17 – 25


No outro jogo a ES Madeira Torres derrotou a ES Henriques Nogueira por 2 – 1.


Jogaram: Duarte Pinto 9º I nº. 6

Ruben Franco 9º H nº. 13

Francisco Santos (Capitão) 9º B nº. 2

Tiago Gomes 9º H nº. 5

Vasco Adriano 10º Tg1 nº. 15

João Santos 10º Tg1 nº. 7

Luís Agostinho 10º Tg1 nº. 3

Daniel Santos 9º F nº. 8

Tiago Antunes 10º LH nº. 10

Jorge Silva 9º F nº. 14

Paulo Machado 10º Tg1 nº. 9

A capitã da equipa feminina do escalão de iniciado, Natércia da Luz, do 9º G, acompanhou a equipa como elemento da arbitragem.

Treinadores: Professores António Timóteo e Filipe Henriques.


Com maiores facilidades do que as esperadas, o CVEP venceu os seus dois jogos da 1ª concentração do escalão de juvenis masculinos. O CVEP assume assim o 1º lugar na competição, que terá nesta 1ª fase 3 concentrações.


Entrando no jogo algo receosos, mas crentes nas suas capacidades, por ser o 1º jogo neste escalão e a 1ª vez que todos os jogadores do CVEP iriam jogar 6 para 6 (a equipa é composta por 6 alunos-atletas ainda iniciados), o CVEP deu de bandeja os 1º pontos e só com um desconto de tempo solicitado aos 8 – 3, permitiu à equipa acalmar e pôr em campo o seu voleibol, baseado num bom 1º toque, isto é, numa recepção que permitisse à distribuição colocar as bolas no ponto certo para que o ataque fosse concretizador.


Com uma distribuição objectiva, fruto de uma recepção de nível exibicional bom e um ataque que iam facturando pontos, foi possível recuperar no marcador. Quando o serviço começou a ser eficaz deu-se a ultrapassagem aos 19 pontos, fechando o CVEP o 1º set, com a colaboração de um bloco forte na rede e de muito empenho defensivo, que resultou em contra ataques eficazes. No 2º set, a equipa do CVEP nunca permitiu a perca de liderança no marcador, indo até aos 25 pontos, com um serviço e uma defesa muita eficazes, apesar de alguma tremedeira na recepção.


No 2º jogo, a equipa rectificou alguns aspectos, e logo aí a distribuição melhorou, com uma boa estratégia permitindo ver-se uma equipa a jogar um voleibol criativo e eficaz , tendo o 1º set sido o espelho da superioridade do CVEP.


No 2º set deste jogo o equilíbrio foi mais evidente, mas a partir dos 15 pontos o CVEP passou para a frente fruto de níveis de produção cada vez maiores, permitindo ao CVEP adiantar-se no marcador e somar mais um triunfo, fruto também, de muito empenho defensivo, espírito de luta e confiança no trabalho desenvolvido até agora.


O trabalho trás confiança e é este sentimento que os alunos do CVEP demonstram quando entram em campo, confiando nas suas capacidades e na estratégia táctica delineada, permitindo estes dois triunfos e trazendo confiança para o resto da competição.


Com a continuação do trabalho, com a assiduidade dos alunos, seu empenho e seriedade, é possível continuar a pensar que esta temporada pode ser uma muito boa temporada – o objectivo é passar à fase seguinte e dar mais experiência a estes alunos que na sua grande maioria ainda são iniciados.


A próxima concentração realizar-se-á dia 13 de Janeiro de 2010 na Escola Secundária Henriques Nogueira.

A concentração no Externato será realizada dia 10 de Fevereiro.

A Fase final será no mês de Março para apurar duas equipas para os nacionais do Desporto Escolar.



sexta-feira, 27 de março de 2009

Encontro Professores/Alunos 12º Ano

No passado dia 27 de Março de 2009, último dia de aulas do 2º Período, as turmas de Ciências e Tecnologias do 12º ano, organizaram um momento desportivo entre alunos e professores. As modalidades desportivas elegidas quer pelos alunos quer pelos professores foram o basquetebol, o futebol e o voleibol.




Além dos vários participantes em campo, contámos também com uma plateia entusiasta, que possibilitou um momento de convívio e de diversão entre alunos e professores que esperamos que se venha a repetir também no final deste período, e desta vez com a vitória por parte dos alunos.





Gostaríamos de deixar um agradecimento especial aos professores que participaram nos diversos desportos Paulo Pereira, Leonel Lucas, Nuno Cruz, Paulo Ramos, Rodrigo Meireles, Filipe Duarte, Miguel Jorge, Bruno Ferreira e às professoras Sofia Apolinário, Cristina Lourenço e Maria Inês Ruivo.

Andreia Duarte 12ºCT1 e Vanda Leite 12ºCT2



sábado, 21 de março de 2009

Ginástica na Escola

No passado dia 21 de Março, o Externato de Penafirme acolheu a primeira edição do “Ginástica na Escola”, evento gímnico que promoveu o encontro de grupos de ginástica das escolas do ensino particular e cooperativo. Este evento foi organizado pela própria AEEP (Associação de Estabelecimentos do Ensino Particular e Cooperativo), pelo Externato e Clube Académico de Penafirme, com o apoio da Câmara Municipal de Torres Vedras, da Federação de Ginástica de Portugal e da Federação Portuguesa de Trampolins e de Desportos Acrobáticos.



O Ginástica na Escola contou com a presença de cerca de 300 alunos de 14 escolas – A Queen Elizabeth’s School, as Oficinas de S. José, o Externato Infante D. Henrique, a Escola Evaristo Nogueira, a Didáxis, o Colégio da Via-Sacra,o Colégio Valsassina, o Colégio São João de Brito, o Colégio Sagrado Coração de Maria, o Colégio Rainha Santa Isabel, o Colégio da Bafureira, a Ancorensis e o Externato de Penafirme.

Durante o dia, os jovens ginastas tiveram a oportunidade de participar em workshops técnicos de diferentes áreas gímnicas e de frequentar actividades de animação promovidas pelo grupo de Educação Física do Externato de Penafirme.


O Sarau de Gala da AEEP iniciou-se às 21 horas. Antes da exibição das classes de ginástica das escolas participantes, houve tempo para as alunas da equipa de iniciadas do atletismo do Externato de Penafirme entregarem o recém-conquistado troféu de vice-campeãs nacionais de corta-mato ao director da escola e para os alunos do Externato brindarem a assistência com uma dança tradicional europeia e uma dança tradicional portuguesa.

O sarau terminou em apoteose, com os alunos das classes de dança do Externato e todos os ginastas presentes no evento a dançar o Regadinho, o que resultou numa coreografia visualmente impressionante (no total, encontravam-se cerca de 500 jovens simultaneamente em palco).


Pela qualidade das apresentações e, sobretudo, pela dimensão e beleza do evento, espera-se que o conceito inovador do “Ginástica na Escola” se constitua uma referência para a ginástica e para a escola portuguesa.

Externato de Penafirme Vice-Campeão Nacional pelo 2º ano consecutivo


Realizou-se no passado dia 21, na Figueira da Foz, a edição deste ano do campeonato nacional de corta mato do Desporto Escolar. Este ano a novidade desta prova foi a integração da mesma no campeonato nacional de corta mato curto, o que permitiu aos cerca de 1500 alunos presentes, das 28 Equipas de Apoio às Escolas (EAE) presentes, competirem na mesma pista, onde a seguir correram nomes como Rui Silva, Sara Moreira e Fernanda Ribeiro.



A EAE do Oeste foi representada por 48 alunos, que haviam sido apurados na prova regional realizada no dia 6/3, em Torres Vedras. Entre esses alunos vários eram os que já haviam participado nestes campeonatos em edições anteriores e que na viagem, realizada na véspera, receberam os “caloiros”, criando um agradável espírito de grupo de toda a comitiva. De referir que na nossa estadia nestes campeonatos ficamos alojados no Centro de Formação da GNR da Figueira da Foz, onde fomos muito bem recebidos.


O dia 21 amanheceu com condições óptimas para este tipo de prova, o que conjuntamente com uma pista praticamente plana, contribuiu para os bons tempos obtidos pelos atletas. Este ano o Externato de Penafirme apresentou-se nestes campeonatos com a sua maior comitiva de sempre, constituída por 14 alunos dispostos a melhorar as classificações obtidas em anos anteriores. A primeira prova foi a do escalão de Iniciados femininos, onde o Externato tinha conquistado no ano anterior o título de vice-campeão, e onde as nossas 6 alunas se apresentavam dispostas a lutar para obter o título máximo deste ano. No entanto, apesar da boa prova realizada e de ter melhorado a pontuação obtida no ano anterior, esta equipa voltou a conquistar o 2º lugar colectivo, tendo sido o melhor resultado obtido pela nossa comitiva. A outra equipa do Externato, as Juvenis, teve uma prestação um pouco mais modesta, obtendo um 9º lugar colectivo. Os alunos Juvenis masculinos, que correram individualmente, realizaram uma boa prova e alcançaram o objectivo proposto de melhorar a classificação de alunos do Externato neste escalão. Nas provas do sector masculino a EBI 2,3 Padre Vítor Melicias quedou-se pelo 19º lugar, nos Iniciados masculinos, e o Externato da Benedita classificou-se em 17º, nos Juvenis. A nível individual realce para o 4º lugar obtido pelo Isaac Gonçalves, da EBI 2,3 Padre Vítor Melicias, e o 5º lugar da Mariana Brás, da ES Henriques Nogueira, ambos no escalão de Juvenis.



De referir que, para as vice campeãs nacionais, este dia terminou da melhor maneira e apenas perto da meia noite, pois aproveitando um sarau de ginástica organizado pela nossa escola nesse dia, procedemos à entrega da taça conquistada ao Director Pedagógico do Externato de Penafirme, tendo estas alunas sido alvo de uma calorosa recepção por parte de colegas, professores e publico presente.

O Grupo de Educação Física do Externato de Penafirme

quarta-feira, 18 de março de 2009

Ginástica na Escola

No próximo dia 21 de Março o Externato de Penafirme acolhe a primeira edição de um evento gímnico denominado “Ginástica na Escola”.

O “Ginástica na Escola” é um encontro de grupos de Ginástica das escolas do ensino particular e cooperativo, organizado pela respectiva associação (AEEP), pelo Externato e pelo Clube Académico de Penafirme e apoiado pela Câmara Municipal de Torres Vedras, pela Federação de Ginástica de Portugal e pela Federação Portuguesa de Trampolins e de desportos Acrobáticos.

Durante o dia os jovens ginastas terão oportunidade de participar em workshops técnicos de diferentes áreas gímnicas e de frequentar actividades de animação promovidas pelo grupo de Educação Física de Externato. À noite, pelas 21:00 horas, terá lugar o primeiro “Sarau de Gala da AEEP”, no magnífico Pavilhão Desportivo do Externato de Penafirme.

Estão inscritos no “Ginástica na Escola” cerca de 300 ginastas oriundos de 14 diferentes escolas:

Ancorensis Cooperativa de Ensino – Vila Praia de Âncora
Colégio da Bafureira – Parede
Colégio Rainha Santa Isabel – Coimbra
Colégio Sagrado Coração de Maria – Lisboa
Colégio São João de Brito – Lisboa
Colégio Valsassina – Lisboa
Colégio da Via-sacra – Viseu
Didáxis – Cooperativa de Ensino – Riba de Ave
Escola Alemã de Lisboa
Escola Evaristo Nogueira – S. Romão
Externato Infante D. Henrique – Ruilhe
Oficinas de S. José – Lisboa
Queen Elizabeth’s School – Lisboa
Externato de Penafirme – Torres Vedras

O “Ginástica na Escola” é um evento com um conceito inovador e que se espera venha a constituir uma referência para a Ginástica e para a escola portuguesa.

segunda-feira, 16 de março de 2009

O CAP ESTEVE NO ESTÁGIO INTERNACIONAL DA JAPAN KARATE-DO FEDERATION GOJU-KAI EUROPA

Nos dias 13, 14, 15 e 16 de Março, eu, o professor Ricardo Ribeiro (meu professor de karaté) e a minha mãe fomos para Londres participar num estágio internacional de karaté promovido pela JKF Goju-Kai (Ramo da Federação Japonesa de Karaté que representa o estilo Goju Ryu).


O nosso objectivo em comum era o de aprendermos mais coisas sobre a arte que praticamos, mas o me professor ainda tinha como objectivo participar nos Exames de graduação para passar para o terceiro nível do cinto preto, o 3º Dan (SanDan em Japonês).


No dia 13 de manhã, partimos de avião rumo a Londres. Quando chegámos ao aeroporto de Heatrow apanhámos um táxi e lá fomos nós até ao hotel localizado em Finchley. Nós ficámos numa casa separada do hotel. Eram duas casas reservadas apenas para portugueses que iam participar no estágio. No total éramos 14. Depois de nos alojarmos estávamos num dos 4 quartos da casa, estávamos cheios de fome, e visto a casa ter uma pequena cozinha, fomos a um supermercado que havia ali perto e comprámos algumas coisas para comer. Depois fomos dar um passeio para conhecer o local antes de irmos para o estágio.

Quando estava quase a ficar próxima da hora de voltarmos para trás para apanharmos o táxi que tinha sido reservado para nos levar para o local do estágio. Bom, parece fácil mas a certa altura, vindo pelo mesmo caminho que tínhamos feito mas agora em sentido contrário, reparámos que todas aquelas casas eram iguais e todas as ruas eram iguais. Desorientámo-nos por momentos mas depois de nos encontrarmos com outros portugueses que também estavam desorientados lá encontrámos a nossa casa. Foi uma pequena aventura logo no início.



Apanhámos o táxi e lá fomos nós para o estágio que se realizava na Christ College School. Depois de estarmos vestidos fomos para um fila enorme para nos podermos inscrever e efectuar o pagamento, mas o estágio já tinha começado! Depois de termos a inscrição feita começámos a praticar. Os mestres que estavam presentes eram: Kesakatsu Kiyohara · 8th Dan; Seiichi Fujiwara · 8th Dan ; Leo Lipinski · 7th Dan ; Paul Coleman · 6th Dan ; Stanko Kumer · 6th Dan ; Rastislav Mraz · 6th Dan.


Praticámos alguns katas com um intervalo pelo meio e depois o estágio por esse dia deu-se por terminado com os karatecas a alinharem todos para a saudação final. Depois apanhámos outra vez um táxi e fomos para o hotel tomar banho e de seguida fomos ao supermercado comprar alguns alimentos. A minha mãe fez uma massa com salsichas e depois fomos dormir pois ambos estávamos cansados.

No dia seguinte acordámos cedo, tomámos um bom pequeno-almoço (o professor comeu massa com salsichas da véspera) e fomos a pé até à escola aonde ia ser o estágio. Fizemos o aquecimento e entretanto os mestres chegaram. Alinhámos e começámos a aula. Tivemos um intervalo pelo meio para descansarmos, e depois continuámos. Esta manhã de treino foi muito cansativa. Entretanto fomos almoçar a um restaurante ali perto, mais ou menos a meio caminho entre a nossa casa e o local do estágio. Cerca de 20 minutos a pé.


Da parte da tarde continuámos a treinar katas. Eu, e resto de pessoas com mais ou menos a minha idade ou com cinto mais baixo que o meu, treinámos especialmente um kata chamado Seiyunchin. Este kata exige muita força nas pernas. Resumindo, acho que nunca tinha tido tantas dores nas pernas como tive no final do treino. Apesar de ter sido duro aprendi e melhorei muita coisa nessa tarde. Acabámos o treino e depois fomos para o hotel. Nessa noite, uma senhora que estava na mesma casa que nós fez um jantar especial, juntando todos os portugueses participantes no estágio na casa do lado. Fartámo-nos de rir. Comemos e fomos dormir.



No Domingo, acordámos e voltámos a ir a pé para o estágio. Desta vez, praticámos cerca de meia hora todos juntos mas depois os mais velhos foram para outro ginásio treinar para os exames e nós ficámos a fazer coisas a pares. Foi muito giro. Eu fiquei com uma rapariga inglesa muito engraçada. Ambas gostamos muito de praticar karaté e eu gostei muito de a conhecer. Praticar o meu inglês também foi bom.
Fomos almoçar ao mesmo restaurante do dia anterior e depois despedimo-nos de algumas pessoas que já não iam da parte da tarde ao estágio pois era mais para praticar para os exames.

Da parte da tarde foi basicamente a mesma coisa da manhã. Depois de dizerem que o estágio tinha acabado, eu vesti-me e arranjei-me e o professor foi fazer o seu exame. Eu e a minha mãe assistimos ao exame do professor.

Depois dos ka
tas, quando foi a sua vez de lutar, ficou com um monstro (se é que é assim que podemos classificar a pessoa) com o dobro do tamanho dele, mas lá se desenrascou e fez um kumite (luta) excelente. Depois fomos para o hotel, tomámos banho e preparámo-nos para ir a Londres por volta das 22 horas. Apanhámos o metro e lá fomos nós. Curioso que em Londres nas estações de metro, para obtermos alguma informação, existem umas máquinas redondas nas quais basta clicar num botão, dizemos a nossa dúvida e respondem-nos imediatamente.

Saímos numa estação perto do Hard Rock Café para podermos ir jantar. Quando chegámos, o empregado disse que já não recebiam mais clientes (já eram 10:30 da noite) apesar de estar gente lá dentro. Nós dissemos ao senhor que tínhamos vindo de Portugal e que tínhamos estado num estágio, e que tínhamos vindo directamente de Finchley até ali aquelas horas apenas para irmos ali comer. E o senhor acabou por nos deixar entrar. Comemos e divertimo-nos muito. Depois saímos e fomos apanhar um autocarro para Finchley. Apanhámos o autocarro e saímos ao pé da estação do metro onde inicialmente tínhamos iniciado a nossa ida ao Hard Rock Café, logo, tivemos de ir a pé até ao hotel.



Chegámos completamente cansados e fomos deitar-nos já quase às duas da manhã. Foi tiro e queda.

Segunda-feira, o dia com mais aventura de todo o fim-de-semana, acordámos muito cedo (seis da manhã), arrumámos as nossas coisas, pusemos as malas às costas e lá fomos nós a caminho de Londres, visitar os monumentos mais importantes. Começamos por ir apanhar o autocarro, mas até o apanharmos foi difícil! Tivemos de andar muito. Como ia ter teste de Educação Física no outro dia, apesar de ir meia a dormir o professor esteve a dizer-me alguma matéria que poderia sair e a fazer-me perguntas.



Quando saímos do autocarro fomos para a loja do Hard rock visto que no dia anterior a loja já estava fechada. Comprámos o que tínhamos a comprar e depois seguimos o nosso passeio.

A próxima paragem era o Buckingham Palace. Quando ia-mos para lá passou-nos à frente a Guarda real a cavalo e nós fomos atrás deles até ao palácio. Quando chegámos lá tirámos muitas fotos. Ao pé do palácio havia uma fonte e então eu atirei uma moeda lá para dentro e pedi um desejo.

A seguir passámos pelo Big Ben e também tirámos muitas fotos. Depois, para fazer uma coisa que eu queria fazer à muiiiiiiiiiito, fomos dar uma voltinha no London Eye. Foi muito divertido e eu gostei muito. Depois fomos comer a um restaurante chinês onde experimentei coisas novas e muito boas. A seguir fomos para o aeroporto onde compramos as nossas prendas e depois fomos embora de volta para Portugal.

Adorei esta viagem. Deu para aprender muito e para me divertir bastante!!



Artigo de: Ana Filipa Filipe 8ºI