quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Compal 3x3 - Fase Escola


No passado dia 4 de Fevereiro deu-se o habitual evento denominado Compal Air, em que todos os alunos de diferentes idades do nosso Externato puderam aprender mais e divertir-se a jogar basquetebol.


Este ano, esta saudável competição, contou com a participação de dois jogadores da Física (Torres Vedras). Jeff e Jason, são dois jogadores de basquetebol que vieram para Portugal para se integrarem no programa internacional de intercâmbio, da qual a equipa de Basquetebol da Física faz parte. No meio de tantos cestos conseguimos fazer uma pequena entrevista aos dois.


Em 5 minutinhos

A assistir aos jogos do Compal Air estiveram dois jogadores da Física, o Jason e o Jeff. Ambos amantes do basquetebol que vieram ao nosso Externato, não só para assistir aos jogos dos participantes mas também para deixar umas dicas aos nossos jovens.

Jason conta-nos que desde sempre quis jogar basquetebol, começando aos 4 anos a jogar, mas aos 7 a jogar profissionalmente. Começou a jogar basquetebol porque era o desporto que mais possibilidade tinha de jogar, ou seja, que estava mais ao seu alcance e porque neste desporto conseguia fazer imensos truques com a bola.

Portugal, para Jason, como primeiro país estrangeiro para o qual viajou, é muito agradável. “It’s different but I like it!” (É diferente mas eu gosto!), nas palavras do jogador. Veio para Portugal porque está incluído num programa de intercâmbio internacional de Basquetebol, no qual a Física está integrada. Para além das suas aspirações profissionais, Jason deseja conhecer o mundo e jogar em diferentes sítios.

Já tinha feito uma visita deste género a outra escola. Não conseguiu identificá-la mas disse que foi com a Física mas em Novembro. Para terminar esta breve entrevista, pedimos que imagina-se uma criança que queria jogar um desporto qualquer e perguntámos o que é que Jason lhe diria para fazer com que a criança quisesse jogar basquetebol, e obtemos a seguinte resposta: “It’s very educational, and it keeps you out of trouble... And If you’re good at it, it could give you a lot of money...” (É muito educacional e mantém-te for a de sarilhos… E se fores bom no que fazes, pode dar-te muito dinheiro...) Uma resposta inteligente.

Jeff também nos contou que joga basquetebol desde os 16 anos, mas que não foi a sua primeira paixão, pois desde pequeno jogava vários desportos, tais como Hóquei, Futebol americano, entre muitos. Apenas aos 26 anos entrou no mundo do basquetebol profissionalmente. Quando questionado sobre a sua escolha nesta modalidade, este respondeu que desde pequeno que era um desportista, e que se apaixonou pelo basquetebol pois era o desporto em que jogava melhor. Escolheu Portugal como país para jogar esta modalidade actualmente, mas anteriormente já tinha jogado numa equipa sul-americana, mas a experiencia não tinha sido positiva. Passado uns meses de estar em casa, teve a proposta para vir jogar em Portugal na equipa da Física. A sua opinião relativamente ao país que o acolheu é positiva, “It’s a beautiful place!”(É um local bonito!). Para além da visita que fez à nossa escola, revelou-nos que também tinha feito uma visita em Novembro juntamente com Jason, acompanhando a equipa da Física.

A mensagem que Jeff deixa a todos os jovens que queiram seguir a carreira desportista profissional no basquetebol é a seguinte: “Keep your dreams, work hard and don’t give up" (mantém os teus sonhos, trabalha bastante e não desistas). Uma resposta inspiradora.


Raquel Tuluco e Inês Martinho

Sem comentários: