domingo, 28 de março de 2010

Externato de Penafirme vence etapa distrital de Évora da Taça Coca-Cola

Como vem sendo habitual, as alunas do Clube de Futsal do Externato de Penafirme (CFEP), voltaram a participar na Taça Coca-Cola, competição de futebol de 11, destinada a jovens dos 13 aos 15 anos.



Este ano, devido ao elevado número de participantes nos treinos foram feitas 2 equipas, de modo a possibilitar a todas elas a participação nesta competição. Uma foi denominada Clube Académico de Penafirme (CAP), constituída pelas alunas mais recentes do clube, muitas delas com idade inferior aos 13 anos, na outra Externato de Penafirme (EP), marcavam presença as alunas com maior experiência.


A competição decorreu nas instalações do Lusitano, em Évora, e participaram 6 equipas femininas que foram distribuídas por dois grupos, para apurar as 4 semi-finalistas. A primeira equipa a entrar em acção foi a do CAP, que com muita garra e entrega, conseguiu dominar todo o jogo tendo desperdiçado três oportunidades flagrantes de golo, assim o resultado final foi de 0-0.


O segundo jogo foi contra uma equipa com um poderio físico muito superior e, não nos foi possível repetir a exibição anterior, tendo o resultado final sido 0-3. Desta equipa ficou a alegria demonstrada e a certeza que no futuro vão voltar a participar nesta competição com outras ambições.



A equipa do Externato tinha como objectivo bem definido a vitória nesta etapa, para se apurar para a fase nacional. Apesar do mau estado do relvado, muito irregular, o que prejudicou a melhor técnica individual destas alunas, e da falta de hábito de jogar num campo com estas dimensões, esta equipa dominou todos os jogos tendo obtido o apuramento para a final com alguma facilidade. Na final, onde defrontamos “Las pacificadoras”, a equipa que havia derrotado o CAP, conseguimos realizar a melhor exibição de todo o torneio, dominando totalmente a equipa adversária e obtendo uma vitória tranquila por 2-0.


De referir que apesar dos cerca de 200 km de distância foi bastante audível o apoio da “claque” constituída por familiares e amigos das alunas. O EP terminou esta etapa com o melhor ataque, 7 golos marcados, e a melhor defesa, 0 golos sofridos. Para além do 1º lugar colectivo o troféu de melhor guarda-redes também viajou para Penafirme, tendo sido entregue à Andreia Agostinho.



O Externato de Penafirme garantiu assim, pela segunda vez, a presença na fase nacional desta Taça. Este ano a fase nacional será no dia 6 de Junho na Caixa Futebol Campus (centro de estágio do Benfica), no Seixal.

Leonel Lucas

Sem comentários: