sábado, 21 de março de 2009

Ginástica na Escola

No passado dia 21 de Março, o Externato de Penafirme acolheu a primeira edição do “Ginástica na Escola”, evento gímnico que promoveu o encontro de grupos de ginástica das escolas do ensino particular e cooperativo. Este evento foi organizado pela própria AEEP (Associação de Estabelecimentos do Ensino Particular e Cooperativo), pelo Externato e Clube Académico de Penafirme, com o apoio da Câmara Municipal de Torres Vedras, da Federação de Ginástica de Portugal e da Federação Portuguesa de Trampolins e de Desportos Acrobáticos.



O Ginástica na Escola contou com a presença de cerca de 300 alunos de 14 escolas – A Queen Elizabeth’s School, as Oficinas de S. José, o Externato Infante D. Henrique, a Escola Evaristo Nogueira, a Didáxis, o Colégio da Via-Sacra,o Colégio Valsassina, o Colégio São João de Brito, o Colégio Sagrado Coração de Maria, o Colégio Rainha Santa Isabel, o Colégio da Bafureira, a Ancorensis e o Externato de Penafirme.

Durante o dia, os jovens ginastas tiveram a oportunidade de participar em workshops técnicos de diferentes áreas gímnicas e de frequentar actividades de animação promovidas pelo grupo de Educação Física do Externato de Penafirme.


O Sarau de Gala da AEEP iniciou-se às 21 horas. Antes da exibição das classes de ginástica das escolas participantes, houve tempo para as alunas da equipa de iniciadas do atletismo do Externato de Penafirme entregarem o recém-conquistado troféu de vice-campeãs nacionais de corta-mato ao director da escola e para os alunos do Externato brindarem a assistência com uma dança tradicional europeia e uma dança tradicional portuguesa.

O sarau terminou em apoteose, com os alunos das classes de dança do Externato e todos os ginastas presentes no evento a dançar o Regadinho, o que resultou numa coreografia visualmente impressionante (no total, encontravam-se cerca de 500 jovens simultaneamente em palco).


Pela qualidade das apresentações e, sobretudo, pela dimensão e beleza do evento, espera-se que o conceito inovador do “Ginástica na Escola” se constitua uma referência para a ginástica e para a escola portuguesa.

Sem comentários: