segunda-feira, 16 de março de 2009

O CAP ESTEVE NO ESTÁGIO INTERNACIONAL DA JAPAN KARATE-DO FEDERATION GOJU-KAI EUROPA

Nos dias 13, 14, 15 e 16 de Março, eu, o professor Ricardo Ribeiro (meu professor de karaté) e a minha mãe fomos para Londres participar num estágio internacional de karaté promovido pela JKF Goju-Kai (Ramo da Federação Japonesa de Karaté que representa o estilo Goju Ryu).


O nosso objectivo em comum era o de aprendermos mais coisas sobre a arte que praticamos, mas o me professor ainda tinha como objectivo participar nos Exames de graduação para passar para o terceiro nível do cinto preto, o 3º Dan (SanDan em Japonês).


No dia 13 de manhã, partimos de avião rumo a Londres. Quando chegámos ao aeroporto de Heatrow apanhámos um táxi e lá fomos nós até ao hotel localizado em Finchley. Nós ficámos numa casa separada do hotel. Eram duas casas reservadas apenas para portugueses que iam participar no estágio. No total éramos 14. Depois de nos alojarmos estávamos num dos 4 quartos da casa, estávamos cheios de fome, e visto a casa ter uma pequena cozinha, fomos a um supermercado que havia ali perto e comprámos algumas coisas para comer. Depois fomos dar um passeio para conhecer o local antes de irmos para o estágio.

Quando estava quase a ficar próxima da hora de voltarmos para trás para apanharmos o táxi que tinha sido reservado para nos levar para o local do estágio. Bom, parece fácil mas a certa altura, vindo pelo mesmo caminho que tínhamos feito mas agora em sentido contrário, reparámos que todas aquelas casas eram iguais e todas as ruas eram iguais. Desorientámo-nos por momentos mas depois de nos encontrarmos com outros portugueses que também estavam desorientados lá encontrámos a nossa casa. Foi uma pequena aventura logo no início.



Apanhámos o táxi e lá fomos nós para o estágio que se realizava na Christ College School. Depois de estarmos vestidos fomos para um fila enorme para nos podermos inscrever e efectuar o pagamento, mas o estágio já tinha começado! Depois de termos a inscrição feita começámos a praticar. Os mestres que estavam presentes eram: Kesakatsu Kiyohara · 8th Dan; Seiichi Fujiwara · 8th Dan ; Leo Lipinski · 7th Dan ; Paul Coleman · 6th Dan ; Stanko Kumer · 6th Dan ; Rastislav Mraz · 6th Dan.


Praticámos alguns katas com um intervalo pelo meio e depois o estágio por esse dia deu-se por terminado com os karatecas a alinharem todos para a saudação final. Depois apanhámos outra vez um táxi e fomos para o hotel tomar banho e de seguida fomos ao supermercado comprar alguns alimentos. A minha mãe fez uma massa com salsichas e depois fomos dormir pois ambos estávamos cansados.

No dia seguinte acordámos cedo, tomámos um bom pequeno-almoço (o professor comeu massa com salsichas da véspera) e fomos a pé até à escola aonde ia ser o estágio. Fizemos o aquecimento e entretanto os mestres chegaram. Alinhámos e começámos a aula. Tivemos um intervalo pelo meio para descansarmos, e depois continuámos. Esta manhã de treino foi muito cansativa. Entretanto fomos almoçar a um restaurante ali perto, mais ou menos a meio caminho entre a nossa casa e o local do estágio. Cerca de 20 minutos a pé.


Da parte da tarde continuámos a treinar katas. Eu, e resto de pessoas com mais ou menos a minha idade ou com cinto mais baixo que o meu, treinámos especialmente um kata chamado Seiyunchin. Este kata exige muita força nas pernas. Resumindo, acho que nunca tinha tido tantas dores nas pernas como tive no final do treino. Apesar de ter sido duro aprendi e melhorei muita coisa nessa tarde. Acabámos o treino e depois fomos para o hotel. Nessa noite, uma senhora que estava na mesma casa que nós fez um jantar especial, juntando todos os portugueses participantes no estágio na casa do lado. Fartámo-nos de rir. Comemos e fomos dormir.



No Domingo, acordámos e voltámos a ir a pé para o estágio. Desta vez, praticámos cerca de meia hora todos juntos mas depois os mais velhos foram para outro ginásio treinar para os exames e nós ficámos a fazer coisas a pares. Foi muito giro. Eu fiquei com uma rapariga inglesa muito engraçada. Ambas gostamos muito de praticar karaté e eu gostei muito de a conhecer. Praticar o meu inglês também foi bom.
Fomos almoçar ao mesmo restaurante do dia anterior e depois despedimo-nos de algumas pessoas que já não iam da parte da tarde ao estágio pois era mais para praticar para os exames.

Da parte da tarde foi basicamente a mesma coisa da manhã. Depois de dizerem que o estágio tinha acabado, eu vesti-me e arranjei-me e o professor foi fazer o seu exame. Eu e a minha mãe assistimos ao exame do professor.

Depois dos ka
tas, quando foi a sua vez de lutar, ficou com um monstro (se é que é assim que podemos classificar a pessoa) com o dobro do tamanho dele, mas lá se desenrascou e fez um kumite (luta) excelente. Depois fomos para o hotel, tomámos banho e preparámo-nos para ir a Londres por volta das 22 horas. Apanhámos o metro e lá fomos nós. Curioso que em Londres nas estações de metro, para obtermos alguma informação, existem umas máquinas redondas nas quais basta clicar num botão, dizemos a nossa dúvida e respondem-nos imediatamente.

Saímos numa estação perto do Hard Rock Café para podermos ir jantar. Quando chegámos, o empregado disse que já não recebiam mais clientes (já eram 10:30 da noite) apesar de estar gente lá dentro. Nós dissemos ao senhor que tínhamos vindo de Portugal e que tínhamos estado num estágio, e que tínhamos vindo directamente de Finchley até ali aquelas horas apenas para irmos ali comer. E o senhor acabou por nos deixar entrar. Comemos e divertimo-nos muito. Depois saímos e fomos apanhar um autocarro para Finchley. Apanhámos o autocarro e saímos ao pé da estação do metro onde inicialmente tínhamos iniciado a nossa ida ao Hard Rock Café, logo, tivemos de ir a pé até ao hotel.



Chegámos completamente cansados e fomos deitar-nos já quase às duas da manhã. Foi tiro e queda.

Segunda-feira, o dia com mais aventura de todo o fim-de-semana, acordámos muito cedo (seis da manhã), arrumámos as nossas coisas, pusemos as malas às costas e lá fomos nós a caminho de Londres, visitar os monumentos mais importantes. Começamos por ir apanhar o autocarro, mas até o apanharmos foi difícil! Tivemos de andar muito. Como ia ter teste de Educação Física no outro dia, apesar de ir meia a dormir o professor esteve a dizer-me alguma matéria que poderia sair e a fazer-me perguntas.



Quando saímos do autocarro fomos para a loja do Hard rock visto que no dia anterior a loja já estava fechada. Comprámos o que tínhamos a comprar e depois seguimos o nosso passeio.

A próxima paragem era o Buckingham Palace. Quando ia-mos para lá passou-nos à frente a Guarda real a cavalo e nós fomos atrás deles até ao palácio. Quando chegámos lá tirámos muitas fotos. Ao pé do palácio havia uma fonte e então eu atirei uma moeda lá para dentro e pedi um desejo.

A seguir passámos pelo Big Ben e também tirámos muitas fotos. Depois, para fazer uma coisa que eu queria fazer à muiiiiiiiiiito, fomos dar uma voltinha no London Eye. Foi muito divertido e eu gostei muito. Depois fomos comer a um restaurante chinês onde experimentei coisas novas e muito boas. A seguir fomos para o aeroporto onde compramos as nossas prendas e depois fomos embora de volta para Portugal.

Adorei esta viagem. Deu para aprender muito e para me divertir bastante!!



Artigo de: Ana Filipa Filipe 8ºI





1 comentário:

BARBASFX GUITAR GEAR disse...

HÁ QUANTO TEMPO QUE JÁ NÃO ANDO NO KARATÉ.
JÁ Á 2 ANOS QUE JÁ NÃO ESTOU NO EXTERNATO.
O KARATÉ É O MELHOR DESPORTO DO MUNDO.